Que água devo tomar?

Estive pensando sobre isso estes dias, com a correria da mudança, planejar coisas para casa nova são essenciais e uma delas, que eu não havia me deparado é com relação à qualidade da água e muito menos, que os vendedores não sabem o que significa água mineral, por exemplo.

A primeira informação que as pessoas precisam saber é que água mineral é aquela que sai da fonte com os minerais essenciais mínimos, como sódio, cálcio e sulfato e que não pode passar por nenhum tipo de tratamento antes do envase, conforme o serviço geológico do Brasil. Assim, se há uma pequena quantidade de coliformes fecais ela é tolerada.

A água das empresas de tratamento de água e esgoto, por outo lado, são obrigados a ter todo um sistema de tratamento que elimine todos os coliformes fecais e demais poluentes, numa qualidade não encontrada em nenhuma água mineral.

Assim, na teoria a água que chega em nossa torneira é mais limpa que qualquer água vendida engarrafada, isso ó não acontece porque os sistemas de distribuição de águas não são limpos com frequência e, também, nossas caixas d’água não são devidamente higienizadas, assim, a recomendação de um filtro de carvão para resolver este problema.

Agora que já sei a diferença entre as águas, vamos para mais detalhes químicos: a água mineral contém, em alguns casos, excesso de sódio e de potássio, principalmente por que o Brasil é um país de solo antigo, com isso, os minerais são facilmente dissolvidos e levados para os reservatórios de água mineral. Em muitos casos, esses suplementos oferecidos pela água são importantes, pois minerais constituem parte do nosso corpo, como ossos e sangue, porém, o cálcio em excesso causa pedras nos rins e o sódio, pressão alta, apenas para citar dois exemplos. Assim algumas pessoas deveriam evitar beber água mineral, principalmente de fontes da região de Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul pela elevada concentração de minerais.

A água da empresa distribuidora estadual ainda é obrigada a adicionar flúor na água, essencial para controle da cárie, dessa forma, decidi que na minha casa nova, colocarei um sistema de filtração adaptada em uma torneira (foto abaixo), mas a dica que eu deixo para a maioria das pessoas é a compra de um filtro de barro, muito útil na maioria das casas de avós e que me remetem a minha infância (foto abaixo).

Imagem           Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s